quarta-feira, 28 de março de 2012

isci

© Francisco Martins Sarmento | SMS
Em Setembro de 2011, lia-se na net que "a actividade de Sarmento como fotógrafo é pouco conhecida. Tendo iniciado os seus ensaios em 1868, viria a transformar a fotografia num importante instrumento do seu trabalho de arqueólogo quando, a partir de meados da década de 1870, se dedicou à exumação das ruínas de Briteiros. Será, aliás, através de dois álbuns fotográficos que Sarmento chamará a atenção dos especialistas do seu tempo para a importância das suas descobertas na Citânia de Briteiros".



Hoje, através da exposição comissariada por Eduardo Brito, bem como do catálogo da exposição desenhado por Cláudio Rodrigues - que publica os cinco cadernos em que Martins Sarmento faz o relato do dia a dia dos seus estudos e ensaios fotográficos (1868-1876) - ficamos a conhecer melhor Francisco Martins Sarmento fotógrafo, pioneiro no emprego da fotografia como processo de registo das descobertas arqueológicas.
 


Aconselhamos vivamente uma visita à [SMS] Sociedade Martins Sarmento até domingo, 8 de Abril. Para aqueles que não podem sair de casa, está aqui o link para visualizar outra parte da sua obra - manuscritos e artigos de intervenção que publicou na imprensa.






O Fotógrafo Martins Sarmento
MARÇO 9—ABRIL 8

[SMS] Sociedade Martins Sarmento,
Rua Paio Galvão, Guimarães. Terça a Domingo. Entrada Livre.

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...