terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ama-se e pronto!



O Rui apresentou domingo publicamente a associação Braga +, na Torre de Menagem da cidade de Braga. Estava cheia a sala do último piso da Torre. Cheia de amigos - para além dos representantes de alguns partidos políticos da cidade. Amigos e amantes da cidade de Braga, que partilham um mesmo interesse - a preservação da memória.

A associação foi apadrinhada por Miguel Bandeira - que abriu a apresentação, com um discurso delicioso, como vem sendo hábito deste grande senhor. 
Miguel Bandeira, mas também Rui Ferreira, conseguiram emocionar os presentes, deixar em todos um sorriso nos lábios e o pensamento de que, todos, podemos fazer alguma coisa para que a história se escreva de outra forma daqui para a frente.

A história que é preciso conhecer para que saibamos valorizar o património, e para não cometermos erros do passado. Por isso a escolha da Torre de Menagem - que restou da demolição do Castelo em 1905, e sede da ASPA - não podia ter sido mais acertada. Porque representa, para além da evocação da nacionalidade, a história da história da defesa do património de Braga.

Do discurso do Rui, é de reter a afirmação de que "este não é um projecto partidário, liderado por qualquer facção política ou ideologia social. Este é, sim, um projecto político, no mais escorreito sentido deste termo e na sua mais bela expressividade. Somos para a “polis”, o lugar dos cidadãos e por essa polis nos unimos para debater, propôr e reflectir." Porque não são apenas os decisores políticos que constroem a cidade - somos todos nós - cabe a cada um participar mais activamente na sensibilização para a memória da cidade, na senda do "trabalho de cultura low-cost e de sensibilização para o património que vem sendo desenvolvido por diversas associações que, voluntariamente, se dedicam à memória bracarense", como a Velha-a-Branca ou a JovemCoop, e que dão azo um dinamismo que não necessita de orçamentos milionários ou de multidões mediáticas. O Rui, o Carlos, o Ricardo, e mesmo o Luís - não se podem mais queixar de estarem sozinhos.

Os amantes de Braga têm um sonho - um museu da cidade de Braga. 
Muito simplesmente porque "Braga é daquelas cidades que não se pode descrever. Ama-se e pronto!"


Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...