carimbo branco usado na frente de carte-de-visite |
Os fotógrafos Hills & Saunders abriram o seu primeiro estúdio fotográfico em Londres (Porchester Terrace) em 1869.
No final do século XIX tinham expandido o seu negócio fotográfico na cidade (duas filiais em Porchester Terrace e outra na Sloane Street) bem como nas vizinhas Eton, Aldershot, Sandhurst, Oxford, Cambridge e Harrow.
Durante algum tempo a Escola de Harrow preservou e conservou a colecção fotográfica de Hills & Saunders, que passou em 2009 a propriedade privada de Alasdair Kirk.
Este site é a ligação a esta colecção única, composta de negativos de vidro de cerca de 1870 a 1970, num total de 80 mil espécimes fotográficos. Grande parte da colecção está relacionada com as actividades da escola, sendo particularmente rica em retratos individuais e grupos de crianças. Contém contudo cerca de 20 mil chapas (ou placas) de vidro não numeradas, representando vistas de locais, instituições e pessoas de Hallow Hill.
A filial Hills & Saunders de Harrow possuía um livro diário para registar o nome dos clientes, bem como o número do negativo para efeitos de pedidos de repetições de fotografias. Informação similar era também gravada no negativo de vidro.
Este registo diário da actividade comercial do estúdio permite-nos hoje conhecer, para cada registo, o correspondente negativo, que ainda existe (se não foi já vendido) e que pode ser comprado aqui.
© All rights reserved by Harrow Photos
|
Sobre a colecção:
Don Walter escreveu um artigo sobre a colecção no The Harrow Observer. Roger Vaughan publicou os registos da Escola de Harrow, bem como uma extensa lista dos alunos fotografados, o que permite encontrar as pessoas pelo seu apelido.
Comentários