Avançar para o conteúdo principal

Hills & Saunders

carimbo branco usado na frente de carte-de-visite

Os fotógrafos Hills & Saunders abriram o seu primeiro estúdio fotográfico em Londres (Porchester Terrace) em 1869.




 No final do século XIX tinham expandido o seu negócio fotográfico na cidade (duas filiais em Porchester Terrace e outra na Sloane Street) bem como nas vizinhas Eton, Aldershot, Sandhurst, Oxford, Cambridge e Harrow.


verso de carte-de-visite da filial de Hills & Saunders em Harrow Hill

Durante algum tempo a Escola de Harrow preservou e conservou a colecção fotográfica de Hills & Saunders, que passou em 2009 a propriedade privada de Alasdair Kirk.

Este site é a ligação a esta colecção única, composta de negativos de vidro de cerca de 1870 a 1970, num total de 80 mil espécimes fotográficos. Grande parte da colecção está relacionada com as actividades da escola, sendo particularmente rica em retratos individuais e grupos de crianças. Contém contudo cerca de 20 mil chapas (ou placas) de vidro não numeradas, representando vistas de locais, instituições e pessoas de Hallow Hill.

A filial Hills & Saunders de Harrow possuía um livro diário para registar o nome dos clientes, bem como o número do negativo para efeitos de pedidos de repetições de fotografias. Informação similar era também gravada no negativo de vidro.

Este registo diário da actividade comercial do estúdio permite-nos hoje conhecer, para cada registo, o correspondente negativo, que ainda existe (se não foi já vendido) e que pode ser comprado aqui.

© All rights reserved by Harrow Photos


Sobre a colecção:
Don Walter escreveu um artigo sobre a colecção no The Harrow Observer. Roger Vaughan publicou os registos da Escola de Harrow, bem como uma extensa lista dos alunos fotografados, o que permite encontrar as pessoas pelo seu apelido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

cangosta da palha

Correio do Minho,  25 de Setembro de 2011. © Arquivo Aliança | Museu da Imagem | C. M. B. Uma cangosta é uma rua ou caminho estreito e longo, ou um lugar de passagem estreita. Nesta rua, que já se chamou rua dos Congregados e que é por muitos conhecida como cangosta da palha já houve uma necrópole romana. Hoje leva o nome de rua D. João Cândido Novais e Sousa, em memória ao fundador da Creche de Braga, edifício que hoje ainda lá está - na esquininha, ao fundo da rua, do lado esquerdo, fica o berçário da Creche... No grande edifício que fica do lado esquerdo da fotografia funciona hoje o Centro Novais e Sousa, pólo da Associação da Creche de Braga - centro de actividades ocupacionais. O muro que se vê do lado direito da imagem pertencia à Escola Industrial , que em 1936 funcionava em dois pólos distintos: aqui e no edifício da rua do Castelo (idealizado cerca de 1905 para funcionar como Edifício das Obras Públicas, riscado por Marques da Silva). Parece que ...

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda