Avançar para o conteúdo principal

arquivos da memória: Évora

Retrato de menino participante em récita de Carnaval da SHE.
Inscrição no verso: "Anno de 1900, 4 anos de idade"
Ricardo Santos © Projecto Memória.
O arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Évora é importantíssimo, estimando-se que o acervo actual tenha cerca de 300 000 espécies.
É constituído por mais de 20 colecções, reunidas ao longo dos últimos 20 anos, e não para de crescer.
Estão entre os seus objectivos proteger o património fotográfico local; recolher a produção fotográfica contemporânea e histórica; divulgar e promover as suas colecções; disponibilizar à consulta pública essas colecções; gerir o actual acervo fotográfico da CME; promover exposições e eventos na área da fotografia; promover, apoiar e incentivar a realização de estudos na área da história da fotografia local.




Escusado será dizer que estes objectivos são comuns à maioria dos arquivos fotográficos portugueses, e que muito poucos os consegue cumprir.

Évora parece ser um caso à parte, a julgar, pelo menos, pelas exposições que são produzidas pelo Arquivo, e pela possibilidade do público poder consultar as cópias digitais das provas fotográficas no arquivo municipal e também on-line, no Projecto Memória.

Retrato de grupo. O autor, Francisco Manuel Fialho, é um fotógrafo amador de Vila Nova da Baronia.
Esta imagem figurou na Exposição de Fotografia "Bichos e Homens" (Outubro/ Novembro 2008).

Francisco Manuel Fialho
© Projecto Memória

Retrato de Palmira Torres, actriz que integrava o elenco do Teatro do Príncipe Real e que, em 1906, foi a actriz principal da peça A Severa de Júlio Dantas. Dedicatória da própria à SHE: "Ao distincto Grupo Dramatico da Sociedade Harmonia Eborense Palmira Torres". © Projecto Memória.


Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora
Rua Diogo Cão, n.º19
7000 Évora

266 777 114/5

cmevora.arquivofoto@mail.evora.net


© all rights reserved

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

cangosta da palha

Correio do Minho,  25 de Setembro de 2011. © Arquivo Aliança | Museu da Imagem | C. M. B. Uma cangosta é uma rua ou caminho estreito e longo, ou um lugar de passagem estreita. Nesta rua, que já se chamou rua dos Congregados e que é por muitos conhecida como cangosta da palha já houve uma necrópole romana. Hoje leva o nome de rua D. João Cândido Novais e Sousa, em memória ao fundador da Creche de Braga, edifício que hoje ainda lá está - na esquininha, ao fundo da rua, do lado esquerdo, fica o berçário da Creche... No grande edifício que fica do lado esquerdo da fotografia funciona hoje o Centro Novais e Sousa, pólo da Associação da Creche de Braga - centro de actividades ocupacionais. O muro que se vê do lado direito da imagem pertencia à Escola Industrial , que em 1936 funcionava em dois pólos distintos: aqui e no edifício da rua do Castelo (idealizado cerca de 1905 para funcionar como Edifício das Obras Públicas, riscado por Marques da Silva). Parece que a Câ

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda