Avançar para o conteúdo principal

Augusto Soucasaux


Segundo Victor Pinho, Augusto Soucasaux (1871-1962) era o segundo filho de Luís de Sousa Soucasaux e de Ana Joaquina. O apelido francês adveio do seu avô paterno, Diogo de Sousa, natural de Vilhery, Baiona.

Augusto Soucasaux casou com Maria Joaquina da Conceição, de cujo enlace nasceram cinco filhos: Augusta Maria, Mário, Joaquim, Augusto Eurico e José Soucasaux.


Fotografias de Francisco Soucasaux e montagem de Alberto Delpino.
SOUCASAUX, Augusto (Org.). Álbum de Minas. Rio de Janeiro: Tipografia e Litografia Léon de Rennes & C., 1905.
in Metamorfoses da metrópole. Revista do Arquivo Público Mineiro, ano XLIII, n.º 2  (Julho - Dezembro de 2007), p. 62.

-->

Em 1904 Augusto Soucasaux trocou Barcelos por Belo Horizente para cumprir a última vontade de seu irmão Francisco, que viera de viagem a Portugal, onde viria a falecer. 
Francisco Soucasaux  (1856-1904) teria começado cerca de um ano antes no Brasil a recolha de imagens fotográficas para uma publicação por ele idealizada, o Álbum de Minas.
Coube a Augusto terminar a ampla recolha fotográfica iniciada pelo irmão para completar e organizar o referido álbum, cujo primeiro fascículo fez sair em 1905 - uma “autêntica monografia ilustrada do estado de Minas Gerais", desde "o primeiro arraial, o Curral del Rey, com sua velha casaria e os seus antigos moradores, até que gradativamente, chegamos ao atual Belo Horizonte, servido por bondes elétricos,progressista e confortável (...) E a história de Belo Horizonte ressai e vibra inteira dessas fotografias".

 





publicações com fotografias realizadas por 
Augusto Soucasaux existentes na Biblioteca Nacional












Comentários

Mensagens populares deste blogue

cangosta da palha

Correio do Minho,  25 de Setembro de 2011. © Arquivo Aliança | Museu da Imagem | C. M. B. Uma cangosta é uma rua ou caminho estreito e longo, ou um lugar de passagem estreita. Nesta rua, que já se chamou rua dos Congregados e que é por muitos conhecida como cangosta da palha já houve uma necrópole romana. Hoje leva o nome de rua D. João Cândido Novais e Sousa, em memória ao fundador da Creche de Braga, edifício que hoje ainda lá está - na esquininha, ao fundo da rua, do lado esquerdo, fica o berçário da Creche... No grande edifício que fica do lado esquerdo da fotografia funciona hoje o Centro Novais e Sousa, pólo da Associação da Creche de Braga - centro de actividades ocupacionais. O muro que se vê do lado direito da imagem pertencia à Escola Industrial , que em 1936 funcionava em dois pólos distintos: aqui e no edifício da rua do Castelo (idealizado cerca de 1905 para funcionar como Edifício das Obras Públicas, riscado por Marques da Silva). Parece que ...

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda