Avançar para o conteúdo principal

parada militar

Correio do Minho, 18 de Setembro de 2011.
© Arquivo Aliança | Museu da Imagem | C. M. B.


Apesar de não sabermos a que se deveu esta parada, sabemos, por intermédio de Luís Tarroso, que este edifício, situado na rua D. Afonso Henriques, corresponde ao actual Seminário Conciliar de Braga. Obrigada Luís!

Mais sugestões acerca da data e circunstâncias da imagem?

Comentários

VETERANO disse…
Acredite que lamento não poder ser muito útil com quaisquer comentários acerca desta fotografia.
Penso tratar-se de uma qualquer cerimónia relacionada com a vida da Unidade, aí pelos idos de 1920/30, isto a avaliar pelo equipamento usado pela tropa.
Permito-me sugerir o contacto com a Liga dos Combatentes do Porto - eventualmente através do Núcleo de Braga - que é possuidora de notável espólio da época.
Desejo-lhe os maiores êxitos neste seu trabalho, a todos os títulos digno de encómios.
JCCasulo disse…
Trata-se, de facto, do interior do seminário de S. Pedro e S. Paulo, com entrada pela Rua Afonso Henriques. Os soldados usam grevas e espingarda com baioneta, o que nos dá 2 informações preciosas: são de Infantaria; a foto situa-se algures entre os anos 20 e os anos 40 (no máximo)
Infantaria, sediada no edifício referido, entre os anos 20 e 40 do século passado, levam à conclusão de estarmos perante a foto de uma formatura do Regimento de Infantaria 29, então aquartelado em Braga. havia também, nessa altura, um outro regimento de infantaria em Braga (o célebre RI8, que aqui se manteve até fins dos anos 70), mas este estava aquartelado no Convento do Pópulo e não no Seminário.

Mensagens populares deste blogue

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

cangosta da palha

Correio do Minho,  25 de Setembro de 2011. © Arquivo Aliança | Museu da Imagem | C. M. B. Uma cangosta é uma rua ou caminho estreito e longo, ou um lugar de passagem estreita. Nesta rua, que já se chamou rua dos Congregados e que é por muitos conhecida como cangosta da palha já houve uma necrópole romana. Hoje leva o nome de rua D. João Cândido Novais e Sousa, em memória ao fundador da Creche de Braga, edifício que hoje ainda lá está - na esquininha, ao fundo da rua, do lado esquerdo, fica o berçário da Creche... No grande edifício que fica do lado esquerdo da fotografia funciona hoje o Centro Novais e Sousa, pólo da Associação da Creche de Braga - centro de actividades ocupacionais. O muro que se vê do lado direito da imagem pertencia à Escola Industrial , que em 1936 funcionava em dois pólos distintos: aqui e no edifício da rua do Castelo (idealizado cerca de 1905 para funcionar como Edifício das Obras Públicas, riscado por Marques da Silva). Parece que a Câ