Avançar para o conteúdo principal

nos Remédios

Correio do Minho, ano LXXVI, série VI, n.º 8392 (13 Nov. 2011), p. 17.

Comentários

Rui Ferreira disse…
A foto que hoje apresentas no CM pode ser datada da década de 1920-30. O lugar do Convento dos Remédios, demolido em 1911, está vazio e denota-se a terra revolta no local onde se situava. A fonte que ainda hoje se observa ao centro não estava no centro do largo Carlos Amarante na altura da demolição. Terá sido mudada do seu primitivo lugar no campo da Vinha para aqui, durante as reformas urbanísticas efectuadas aquando do mandato do Coronel Lopes Gonçalves na Câmara (1913-1915). Até então existiam árvores de grande porte na praça, que foram cortadas para se construir o jardim que observamos na foto.
Unknown disse…
Eu, por acaso, conheço bem este lugar :)
Pois conheces, um pouco diferente... É um das muitas praças (largo?) de Braga que ainda hoje se conhece pela antiga designação de largo dos Remédios, por causa do Convento dos Remédios que, tal como o Rui Ferreira confirmou, ficava situado ali.
Infelzmente não conheço nenhuma imagem geral do largo com o convento... apenas imagens da fachada :-(
Obrigada Rui pela aproximação à data em que terá sido feita esta fotografia... Connheces alguma imagem com as árvores de grande porte na praça?
Anónimo disse…
[Fernando Dias]

Creio que não terá dificuldade para ninguém da região
identificar com clareza o espaço e os edifícios.
Foi realmente o Largo dos Remédios, nome que lhe vinha
do Convento dos Remédios, onde está hoje o Cinema
S. Geraldo e a rua Gonçalo Sampaio que foi necessário abrir,
o que motivou a destruição desse convento que tinha uma
igreja com uma fachada lindíssima de estilo barroco.
Agora em frente à fachada do que foi o hospital de S. Marcos,
existe um jardim e um lindo fontanário e chama-se Praça
Carlos Amarante.
Em frente à outra igreja - Santa Cruz, o Largo chama-se
exactamente Santa Cruz donde se vê a rua à direita que é
a Rua do Anjo que dá para o Largo de S. Tiago.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos

Fernando Dias

Mensagens populares deste blogue

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

cangosta da palha

Correio do Minho,  25 de Setembro de 2011. © Arquivo Aliança | Museu da Imagem | C. M. B. Uma cangosta é uma rua ou caminho estreito e longo, ou um lugar de passagem estreita. Nesta rua, que já se chamou rua dos Congregados e que é por muitos conhecida como cangosta da palha já houve uma necrópole romana. Hoje leva o nome de rua D. João Cândido Novais e Sousa, em memória ao fundador da Creche de Braga, edifício que hoje ainda lá está - na esquininha, ao fundo da rua, do lado esquerdo, fica o berçário da Creche... No grande edifício que fica do lado esquerdo da fotografia funciona hoje o Centro Novais e Sousa, pólo da Associação da Creche de Braga - centro de actividades ocupacionais. O muro que se vê do lado direito da imagem pertencia à Escola Industrial , que em 1936 funcionava em dois pólos distintos: aqui e no edifício da rua do Castelo (idealizado cerca de 1905 para funcionar como Edifício das Obras Públicas, riscado por Marques da Silva). Parece que a Câ

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda