Avançar para o conteúdo principal

Grande Hotel

Correio do Minho, ano LXXVI, série VI, n.º 8385 (6 de Novembro de 2011), p. 16.


Segundo generoso comentário de Luís Dias Costa, importante estudioso da história da cidade Braga, na portinha aberta da direita que se vê na imagem do edifício do Grande Hotel, ficava a estação central de Braga - uma das três que existiam na cidade.
Na imagem consegue ler-se por cima da porta "Central de Caminhos de Ferro". Na primeira porta aberta ficava a entrada do Grande Hotel de "Gomes & Mattos successores de Manuel Joaquim Gomes", conforme se vê na fachada deste edifício onde hoje fica situado o Centro Comercial Avenida (ou Bragashopping, como se diz hoje).
Por indicação de Luís Tarroso Gomes, esta imagem será posterior a 1914, uma vez que a linha já se encontra electrificada.
Obrigada aos dois!

Comentários

Fernando Dias disse…
[Fernando Dias]

Este edifício, como o próprio nome diz, refere-se ao Grande Hotel de Braga
na Av. Central, mesmo em frente ao Coreto Musical que ainda lá está e onde
funciona actualmente o Bragashoping que também tem uma unidade hoteleira,
que é uma Residencial.
Há época, este hotel era o melhor de Braga.
Pertenceu à família Manuel Joaquim Gomes que o explorava e que lá tem o nome
o nome na parede.
Parece-me que por razões de idade e outras razões familiares foi vendido ao
actual proprietário do espaço nos finais da década de 60, (por 5.000 contos - um
bom negócio na época).
Esse sr. Gomes é filho ou neto do fundador do Elevador do Bom Jesus, onde lá
poderá ver referência ao seu nome também Gomes.
Vivem em Braga pessoas familiares como o Dr. Álvaro Amorim - filho (médico
já reformado), mais um outro irmão e uma irmã.
Aquela porta aberta à esquerda era a entrada para a recepção e na janela,
imediatamente à direita com cortinado branco, era uma pequena sala de estar
que tinha numa parede um riquíssimo espelho Venesiano (moldura em cristal).
Por agora é tudo o que apraz dizer.
Cumprimentos

Fernando Dias
Catarina Miranda disse…
Mais uma vez agradeço o comentário, Fernando!

Mensagens populares deste blogue

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

cangosta da palha

Correio do Minho,  25 de Setembro de 2011. © Arquivo Aliança | Museu da Imagem | C. M. B. Uma cangosta é uma rua ou caminho estreito e longo, ou um lugar de passagem estreita. Nesta rua, que já se chamou rua dos Congregados e que é por muitos conhecida como cangosta da palha já houve uma necrópole romana. Hoje leva o nome de rua D. João Cândido Novais e Sousa, em memória ao fundador da Creche de Braga, edifício que hoje ainda lá está - na esquininha, ao fundo da rua, do lado esquerdo, fica o berçário da Creche... No grande edifício que fica do lado esquerdo da fotografia funciona hoje o Centro Novais e Sousa, pólo da Associação da Creche de Braga - centro de actividades ocupacionais. O muro que se vê do lado direito da imagem pertencia à Escola Industrial , que em 1936 funcionava em dois pólos distintos: aqui e no edifício da rua do Castelo (idealizado cerca de 1905 para funcionar como Edifício das Obras Públicas, riscado por Marques da Silva). Parece que a Câ

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda