Avançar para o conteúdo principal

palácio da fotografia

Colecção Museus de Portugal.



D. Maria Pia e o príncipe D. Luís
Augusto Bobone | Lisboa, 1888
160 x 106 mm (com suporte)

O Palácio Nacional da Ajuda [PNA] integra o valioso espólio da Casa Real, compreendendo doze colecções distintas - cerâmica, vidro, ourivesaria, utensílios, joalharia, têxteis, mobiliário, escultura, pintura, gravura  e fotografia - datáveis desde o século XIV ao século XX.

Parte das colecções do PNA estão expostas no Museu, podendo o público observá-las nas salas, conforme eram utilizadas e vividas pela família real.

A colecção de fotografia, a cargo de Maria do Carmo Rebello de Andrade, integra na sua maioria provas fotográficas em diferentes tipos de suporte - desde o vulgar cartão dos cabinet cards, promenade, boudoir, álbum - aos retratos impressos em porcelana, esmalte e tecido.





São cerca de 7000 os espécimes da colecção fotográfica do PNA, na qual estão representados mais de 300 fotógrafos: os "portugueses" Alfred Fillon, Augusto Bobone, Miguel Novais, Camacho, Carlos Relvas, Wenceslau Cifka, Emílio Biel, Francisco Augusto Gomes, Fritz, Henrique Nunes (bem como vários membros da família real que praticavam fotografia), e ainda os estrangeiros Nadar, Disdéri, Chanaz, Le Lieure, Jean Laurent, Montabone, Numa Blanc, M. Balde, Otto e Reutlinger, entre tantos outros.


Palácio Nacional da Ajuda
Largo da Ajuda
1349-021 Lisboa

10h00 -17h30
todos os dias excepto à 4.ª feira

213 637 095
pnajuda@imc-ip.pt

Comentários

Unknown disse…
Ótimo! Mais um ponto para visitar em Lisboa. Obrigada :)
É verdade, e tens aqui o contraponto do retrato "vulgar", que repete as mesmas poses e formas de representar ;-)

Mensagens populares deste blogue

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

cangosta da palha

Correio do Minho,  25 de Setembro de 2011. © Arquivo Aliança | Museu da Imagem | C. M. B. Uma cangosta é uma rua ou caminho estreito e longo, ou um lugar de passagem estreita. Nesta rua, que já se chamou rua dos Congregados e que é por muitos conhecida como cangosta da palha já houve uma necrópole romana. Hoje leva o nome de rua D. João Cândido Novais e Sousa, em memória ao fundador da Creche de Braga, edifício que hoje ainda lá está - na esquininha, ao fundo da rua, do lado esquerdo, fica o berçário da Creche... No grande edifício que fica do lado esquerdo da fotografia funciona hoje o Centro Novais e Sousa, pólo da Associação da Creche de Braga - centro de actividades ocupacionais. O muro que se vê do lado direito da imagem pertencia à Escola Industrial , que em 1936 funcionava em dois pólos distintos: aqui e no edifício da rua do Castelo (idealizado cerca de 1905 para funcionar como Edifício das Obras Públicas, riscado por Marques da Silva). Parece que a Câ

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda