Avançar para o conteúdo principal

laranjeiras

trasladação by cochinilha
trasladação, a photo by cochinilha on Flickr.
Em Setembro de 1912 a comissão administrativa municipal autorizou o vereador Afonso de Miranda a "adquirir arvoredo para diversos largos e praças, e a mandar ajardinar o largo da Senhora-a-Branca". Dois anos depois, pela altura do S. João, foi "inaugurado" o cruzeiro de Santa Ana (que terá sido originalmente erguido junto à Torre de Menagem), no âmbito da abertura da Avenida Central, que substituiu o antigo Jardim Público do Campo de Santa Ana.
Em Fevereiro de 2012, as laranjeiras do largo da Senhora-a-Branca são trasladadas para o outro lado do largo, que está a ser alvo de reabilitação.
Não sabemos a sua idade, mas sabemos que são o cartão de visita da Senhora-a-Branca, e que é uma pena que aos moradores e bracarenses não seja dada informação prévia pormenorizada acerca dos trabalhos de melhoramento da cidade. Também sabemos que há um portal  que tem parte da informação, mas este meio de comunicação é acessível a apenas alguns.
Acontece que temos que estar muito muito atentos aos prazos para que possamos apresentar sugestões, porque, quando damos por ela, aparentemente, está já tudo definido.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

talha & fruta = delicious!

... , a photo by cochinilha on Flickr. Existe em Braga uma capela que abre uma vez no ano, para celebrar o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade. Junto à porta lateral da Sé, que dá para a rua do Souto, passando o Claustro de Santo Amaro, fica a capela de S. Geraldo, que neste dia se adorna de frutos, em alusão ao milagre da fruta . ( azulejos atribuídos ao pintor António de Oliveira Bernardes)