Avançar para o conteúdo principal

de mãos dadas

Maria Catarina, 1952.

Não tem mesmo nada a ver comigo, mas chama-se Catarina. 
Talvez em 2152, quando tiverem passado 177 anos do meu nascimento, uma outra Catarina em crise existencial, me encontre num qualquer arquivo da memória, se os houver. Espero mesmo é que encontre calor nas mãos dadas com os seus filhos ou enteados, como algumas mães e alguns pais como José Luís Peixoto tiveram um dia o privilégio de encontrar. "Nesse momento, eu e o André estávamos de mãos dadas. Segurar a pequena mão dele, sentir os seus dedos pequenos a agarrarem a minha mão é uma justificação óbvia para tudo, para a vida. Vale a pena nascer, crescer, vale a pena a adolescência inteira, todos os sacrifícios, vale a pena a responsabilidade, vale a pena sair do desconhecido e ter de estar preparado para o impossível, vale a pena ler obras completas, passar dias fechados apenas a ler, vale a pena comer sopa, aprender a fazer sopa, vale a pena lavar loiça para ter a oportunidade de segurar-lhe a mão."





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

talha & fruta = delicious!

... , a photo by cochinilha on Flickr. Existe em Braga uma capela que abre uma vez no ano, para celebrar o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade. Junto à porta lateral da Sé, que dá para a rua do Souto, passando o Claustro de Santo Amaro, fica a capela de S. Geraldo, que neste dia se adorna de frutos, em alusão ao milagre da fruta . ( azulejos atribuídos ao pintor António de Oliveira Bernardes)