Avançar para o conteúdo principal

mounting

©redits
No final do século XIX as provas fotográficas eram montadas em cartões diversos. Os passepartouts, molduras, caixilhos, bases de montagem ou cartões eram feitos de várias camadas de papel, e os mais antigos, de papéis finos, do mesmo tipo que o das provas fotográficas. As provas eram coladas de três formas: em 2 ou 4 cantos segundo uma técnica chamada tipping, aplicando cola nos cantos do verso da prova, ou ainda fixadas ao cartão com cola em todo verso da fotografia.

Cerca de 1850, quando as cartes-de-visite foram introduzidas, as provas albuminadas eram montadas em cartolina (Bristol card) de cerca de 4 x 2½ polegadas (10.2 x 6.4 cm) : aproximadamente do mesmo tamanho que os cartões de visita que deram o nome a este formato.


para saber mais:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

talha & fruta = delicious!

... , a photo by cochinilha on Flickr. Existe em Braga uma capela que abre uma vez no ano, para celebrar o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade. Junto à porta lateral da Sé, que dá para a rua do Souto, passando o Claustro de Santo Amaro, fica a capela de S. Geraldo, que neste dia se adorna de frutos, em alusão ao milagre da fruta . ( azulejos atribuídos ao pintor António de Oliveira Bernardes)