Avançar para o conteúdo principal

pau de sabão

mercearia Braga, março 2011




A Mercearia Braga preserva os elementos do tempo em que a farinha e o açúcar se compravam a granel, com o longo e largo balcão em madeira, as prateleiras pintadas a esmalte onde o Omo ficava bem ao lado da bolacha Maria, entre um nicho de Santo António iluminado por velas e vassouras e cebolas penduradas no tecto. 

Melhor dizendo, preservava, porque foram já desmontados os balcões e as estantes de madeira.
Vamos ter saudades da luz desta mercearia e do aroma que mistura(va) bacalhau, lixívia, queijo, amêndoas e sabão rosa.
Mas sabemos que, pelo menos os móveis, vão parar às mãos certas. O resto fica-nos na memória.

Comentários

Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Mensagens populares deste blogue

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

talha & fruta = delicious!

... , a photo by cochinilha on Flickr. Existe em Braga uma capela que abre uma vez no ano, para celebrar o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade. Junto à porta lateral da Sé, que dá para a rua do Souto, passando o Claustro de Santo Amaro, fica a capela de S. Geraldo, que neste dia se adorna de frutos, em alusão ao milagre da fruta . ( azulejos atribuídos ao pintor António de Oliveira Bernardes)