Produzir manualmente negativos em colódio húmido é um processo muito complicado e fotografar com eles também, porque (entre outros igualmente complicados) só se podiam usar enquanto o colódio estivesse... húmido.
A produção industrial de negativos de gelatina sobre um suporte de vidro veio alterar este panorama e facilitar a vida aos fotógrafos (e retratados).
Mais fácil é hoje limpá-los, sempre sobre o lado do suporte (emulsão para baixo), com uma mistura igual de água destilada e álcool (e outros quês que mais).
Mas o mais importante de tudo é nunca remover o carmim!
Para mais pormenores, recomenda-se assistir à semana da fotografia da Golegã, ou consultar um técnico de conservação e restauro de fotografias. Há muitos, e bons, aqui. Juro que não tenho comissão.
A produção industrial de negativos de gelatina sobre um suporte de vidro veio alterar este panorama e facilitar a vida aos fotógrafos (e retratados).
Mais fácil é hoje limpá-los, sempre sobre o lado do suporte (emulsão para baixo), com uma mistura igual de água destilada e álcool (e outros quês que mais).
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