Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2011

(re)imaginar (a)meias

-->   todas as cidades são cidades invisíveis , até ao momento em que os indícios deixados pela história são apanhados pela trama fotográfica ou por um qualquer sujeito suspeito de gabardine que se passeie pelo Toural. os palácios de princesas e contos de fadas e os passos marcados no pavimento do jovem príncipe em aflição de amor, da cama pequenina à conversadeira da janela, caem por terra e fazem-nos imaginar uma outra cidade, com muralhas e torres sem ameias. a cidade da muralha é um primeiro momento de paragem e de revelação de um tempo de espera das imagens que possibilita, de facto (com c), imaginar Guimarães. a cidade da muralha é uma possibilidade de pensar a fotografia de carácter documental através de um discurso ficcional que não tem lugar nas improváveis exposições realizadas a partir de acervos fotográficos. a cidade da muralha é também, e principalmente , um lugar onde podemos tocar as imagens, amplia-las e perscrutar os seus segredos mais ín...

fake beard

Correio do Minho, 11 de Dezembro de 2011.

norte industrial

Nem de propósito, agora que a cidade de Braga decide por fim dar importância ao seu património e está mais próximo o dia em que poderemos voltar a sentir o cheirinho do interior do antigo edifício da Saboaria e Perfumaria Confiança, organiza-se no Porto um encontro de investigadores sobre o Norte Industrial .   Acontece já para a semana, dias 16 e 17 (sexta e sábado), na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Gostavamos de, para o ano, quem sabe no ano seguinte, poder apresentar uma comunicação sobre a memória industrial na cidade de Braga , a partir da requalificação da Fábrica Confiança . Esperemos que o município não se perca com politiquices e contas e diz que disse , que se ouçam mesmo os bracarenses que foram chamados a apresentar sugestões antes do lançamento do concurso de ideias, e que a escolha do melhor projecto de arquitectura seja determinado mesmo pela sua qualidade inigualável e pela atenção prestada à preservação do património da cidade.

talha & fruta = delicious!

... , a photo by cochinilha on Flickr. Existe em Braga uma capela que abre uma vez no ano, para celebrar o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade. Junto à porta lateral da Sé, que dá para a rua do Souto, passando o Claustro de Santo Amaro, fica a capela de S. Geraldo, que neste dia se adorna de frutos, em alusão ao milagre da fruta . ( azulejos atribuídos ao pintor António de Oliveira Bernardes)

mata

Correio do Minho, 4 de Dezembro de 2011.