terça-feira, 26 de novembro de 2013

psst!


retrato da actriz Palmira Bastos. 
© opsis
opsis é uma base iconográfica de teatro
opsis é um projecto do Centro de Estudos de Teatro (cet), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
a base opsis identifica e apresenta imagens, em formato digital, detidas por diversas entidades, públicas e privadas, com as quais o CET estabeleceu parcerias com vista à sua disponibilização online.

o projecto recenseia e estuda imagens relacionadas com o teatro produzido em Portugal, integrando-as numa base de dados, devidamente descritas em ficha própria e acompanhadas de informação relevante para fazer a história do teatro em Portugal

a base opsis permite tornar acessível um acervo documental quase desconhecido, susceptível de produzir conhecimento em torno das imagens referenciadas e aproxima os estudos de teatro em Portugal da história da arte, da arquitectura e da fotografia. 

A coordenação científica do projecto está a cargo de Maria João Brilhante. 
Investigam: Daniel Rosa, Filipe Figueiredo, João Nuno Sales Machado, Maria Helena Serôdio, Maria Virgílio Lopes, Paula Magalhães e Vera Leitão.
 psst ! 
em caso algum a base opsis substitui as entidades detentoras das imagens, sendo seu único intuito a sua referenciação e estudo - a utilização das imagens disponibilizadas está sujeita à autorização das referidas entidades, indicadas no respectivo registo.

http://opsis.fl.ul.pt

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...