domingo, 17 de março de 2013

braga ilustrada


Ilustração Católica, ano 1, n.º 2 (12 jul. 1913).
O S. João em Braga é o título da reportagem que segue, por ordem cronológica, as imagens publicadas na Ilustração Católica sobre a cidade. Estamos no segundo número da revista (12 jul. 1913), já distantes da festa (de que já se havia dado ilustração no número anterior), mas é ainda tempo de mostrar ao país a diversidade do programa são-joanino.
Nesse ano de 1913 houve experiências de aviação durante dois dias seguidos no Sameiro e a tradicional “usança” do quadro bíblico do baptismo de Jesus no Jordão representado nas margens do rio Este. 
No coreto adornado de lumes “tocou com mestria a banda regimental” e o passeio central do jardim público encontrava-se “transformado num tunnel de luzes multicolores”. 
Ainda que “elegantes”, eram muito “severos” os adornos do campo de Sant’Anna, ponto de reunião da sociedade bracarense, que nos dias do festival esteve “regurgitando de passeantes”.  Teve mais “números” a festa são joanina, retratada por Mira Neves e pelo “distincto” amador João Silva, mas foi esta a selecção, pelo menos nesse número, a que tivemos direito: aviação, baptismo, enfeites do campo de Santana, coreto e passeio público. O programa das festas incluiu também a Exposição Mostruário das Artes e Indústrias de Braga, de que se dará notícia em Agosto.

[a cochinilha no Braga Semanário]

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...