terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

laranjeiras

trasladação by cochinilha
trasladação, a photo by cochinilha on Flickr.
Em Setembro de 1912 a comissão administrativa municipal autorizou o vereador Afonso de Miranda a "adquirir arvoredo para diversos largos e praças, e a mandar ajardinar o largo da Senhora-a-Branca". Dois anos depois, pela altura do S. João, foi "inaugurado" o cruzeiro de Santa Ana (que terá sido originalmente erguido junto à Torre de Menagem), no âmbito da abertura da Avenida Central, que substituiu o antigo Jardim Público do Campo de Santa Ana.
Em Fevereiro de 2012, as laranjeiras do largo da Senhora-a-Branca são trasladadas para o outro lado do largo, que está a ser alvo de reabilitação.
Não sabemos a sua idade, mas sabemos que são o cartão de visita da Senhora-a-Branca, e que é uma pena que aos moradores e bracarenses não seja dada informação prévia pormenorizada acerca dos trabalhos de melhoramento da cidade. Também sabemos que há um portal  que tem parte da informação, mas este meio de comunicação é acessível a apenas alguns.
Acontece que temos que estar muito muito atentos aos prazos para que possamos apresentar sugestões, porque, quando damos por ela, aparentemente, está já tudo definido.



Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...