sábado, 18 de fevereiro de 2012

ser ou não ser capital (1)


O típico bracarense critica as coisas mal feitas, as coisas que não existem e que se podiam fazer, a falta de oportunidades e de acontecimentos - e depois, quando acontece alguma coisa, não vai a nada e continua a praguejar e a maldizer tudo e todos. Corre por aí o boato de que a cidade de Braga não está a fazer nada como capital europeia da juventude (para quem não sabe, a cidade de Braga foi eleita capital da juventude, o que quer dizer que durante o ano de 2012 Braga é a capital europeia da juventude). Será que algum bracarense se deu ao trabalho de saber o que é uma capital europeia da juventude? O texto que se segue é quase uma transcrição integral (tradução livre!) feita a partir dos sites das plataformas oficiais europeias (devidamente linkados).

E o que é que é uma capital da juventude?
Uma european youth capital (EYC) corresponde à atribuição, a uma cidade europeia, do título de capital europeia da juventude (CEJ) pelo período de um ano, durante o qual lhe é dada a oportunidade de mostrar, através de um programa multi-facetado, o seu desenvolvimento cultural, social, político e económico relacionado com a juventude. A iniciativa EYC promove a implementação de novas ideias e de projectos inovadores, no que respeita a participação activa dos jovens na sociedade, e procura apresentar um modelo para o posterior desenvolvimento de políticas da juventude noutros países europeus.

Porque é que existe uma CEJ, e o que é que é suposto ser uma capital da juventude?
Existe na Europa um fórum europeu da juventude (YFJ), plataforma que agrega 99 conselhos nacionais da juventude (NYCs) e organizações internacionais não governamentais (INGOs) de além fronteiras europeias. O YFJ promove e coordena o projecto european youth capital (EYC) cujo programa está organizado no sentido de encorajar o empowerment da juventude na construção de uma ponte entre o nível local e o europeu.
Existem alguns factores determinantes que justificam a eleição duma capital europeia da juventude, com base neste pressuposto de encorajar jovens, indivíduos ou associações locais, regionais e nacionais a participar directamente no design e implementação do próprio programa e das suas várias actividades (o ano em questão deve ter inúmeros novos projectos que incluam portanto a participação da juventude: a juventude local e a juventude europeia).
É esta abordagem que a EYC está a tentar alcançar – não apenas a de melhorar a cidade eleita em si, mas a vida dos jovens na Europa como um todo. Por isso o título de capital requer mais da cidade do que projectos para o ano em questão - e a chave da sustentabilidade do projecto europeu é o pressuposto de que as cidades consigam fazer uma aproximação positiva à política da juventude, envolvendo a opinião jovem no processo de desenvolvimento dessa política.
Last but not least, estes objectivos norteadores não fazem sentido se não forem coordenados no esforço de capacitar a juventude para a participação na sociedade de hoje e de a fazer sentir que tem um lugar no futuro.

BRG, CEJ 2012, aqui

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...