quinta-feira, 22 de setembro de 2011

salvem

Sete Fontes, Agosto 2011.

A esta hora ainda estará a ter lugar na Câmara de Braga a reunião em que se analisa o plano de pormenor para as Sete Fontes  (entre outros assuntos de importância para o património).

O lugar que se designa por Sete Fontes corresponde a uma extensa área que abrange as freguesias de Gualtar e de S. Victor, por onde passa um importante “sistema de abastecimento de águas à cidade de Braga do século XVIII".

As Sete Fontes foram classificadas como monumento nacional em 25 de maio, e foi  igualmente fixada uma zona especial de protecção, com destaque para «a protecção do vale em que se localiza o sistema e as colinas com relação paisagística directa», a 7 de junho.

É preciso dizer que esta vitória em muito se deve à iniciativa de alguns cidadãos bracarenses, como se pode perceber através da leitura deste blogue e deste.

Ouvimos dizer que no início do mês tinham começado o abate de carvalhos de grande porte, iniciativa que era suposto ter sido embargada pela Câmara de Braga. Parece que o espaço está desfigurado.

Oxalá hoje seja um dia positivo para a história da cidade.


bolotas de carvalho, Sete Fontes, Agosto de 2011.
 

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...