segunda-feira, 19 de setembro de 2011

o chalet da condessa

o chalet "d'ela" by cochinilha
o chalet "d'ela", a photo by cochinilha on Flickr.
Desde Maio deste ano que o chalet da condessa d'Edla, no Parque da Pena, pode ser visitado, depois da conclusão da primeira fase do projecto de recuperação - que prevê a sua reconstrução, na sequência de um prolongado abandono e da sua destruição parcial causada por um incêndio, em 1999.

Ontem estivemos lá e ficamos fascinados com o restauro que está a ser realizado neste belíssimo edifício construído em 1867 - um precioso cuidado com todos os pormenores (atenção proporcionada por uma investigação histórica consistente) permitiram até ao momento restaurar e conservar respeitando o modo como o chalet foi originalmente concebido, não sem descurar a correcção de pequenos "defeitos" construtivos e as necessidades do momento.










Os princípios de intervenção em conservação e restauro (o respeito pelo original, a intervenção mínima, a compatibilidade de materiais e o da reversibilidade, será que falta algum?) parecem aqui ter sido seguidos à letra.

Uma obra sem par em Portugal, que deverá certamente fazer escola na história da conservação e restauro. Obrigatório visitar! Informações acerca da sua história, projecto de intervenção, documentos iconográficos e tudo o mais, aqui.

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...