segunda-feira, 13 de junho de 2011

Photographia Nacional

© All rights reserved by Ângela Camila Castelo-Branco e António Faria

A Photographia Nacional das Caldas do Gerês era uma filial da fotografia com o mesmo nome que existia na cidade de Braga, desde o início do século XX, dirigida por Francisco Gomes Marques.

Esta fotografia que aparece no blogue da Associação Portuguesa de Photographia, ilustra e assinala a passagem de 100 anos entre a data de realização desta imagem, por altura da formação da primeira associação em 1907, a Sociedade Portuguesa de Photographia, e a da criação da Associação Portuguesa de Photographia, em 2007.




Ricardo Jorge com traje regional dos pastores do Minho (esquerda)
Ricardo Jorge, esposa e cunhada com trajes regionais do Minho (direita)
provas fotográficas p&b, 17 x 11 cm  
© All rights reserved by INSA



O INSA adquiriu em 2009, em leilão, um conjunto de fotografias de Ricardo Jorge e da sua família, imagens que são da autoria da Photographia Nacional das Caldas do Gerez. O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) revela que "a maior parte das imagens mostram Ricardo Jorge e a sua família em trajes regionais do Minho no final do século XIX, período em que o fundador do INSA desenvolveu no Gerês trabalhos clínicos e históricos na área da Hidrologia".



 mais sobre Francisco Gomes Marques, aqui



© All rights reserved by Catarina Miranda Basso

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...