segunda-feira, 22 de julho de 2013

santa luzia milagrosa


A Memória de um Banho Santo e a Menina dos Olhos dão início a um ciclo de cinema que o Cineclube Aurélio Paz dos Reis está a desenhar em conjunto com a Clarabóia, denominado Hestória(s) do Minho, uma cartografia cinematográfica.
Nesta sessão de cinema documental estarão os realizadores Regina Guimarães - com o seu filme Menina dos Olhos, sobre a festa em devoção de Santa Luzia (Guimarães) e Carlos Eduardo Viana - a abrir a sessão (esta quarta, às nove e meia, na Casa do Professor) com o documentário Memória de um Banho Santo, sobre a romaria de S. Bartolomeu do Mar.


A Menina dos Olhos (2012) é uma das curtas-metragens duma série de 12 intitulada "Histórias de Guimarães", iniciativa de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
As festas vimaranenses de Santa Luzia e a importância do olhar no enamoramento são pretexto para ouvirmos relatos na primeira pessoa de várias pessoas que contam a forma como se conheceram, como namoravam e como se apaixonaram, mas também como mantiveram acesa a chama do amor (com as Passarinhas e os Sardões à mistura, claro).


(Santa Luzia celebra-se a 13 de dezembro e São Bartolomeu a 24 de Agosto)

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...