domingo, 2 de setembro de 2012

fundo alvão

Construção do Caminho de Ferro Entre Douro & Minho, Alvão.

A documentação do fundo Alvão compreende 22145 documentos fotográficos [finais do séc. XIX- déc. de 60 do séc. XX] relativos a levantamentos da construção da linha férrea, da área vinhateira do Douro, equipamentos e acontecimentos sociais, paisagens, usos e costumes do Minho e Douro Litoral, entre retratos de estúdio.

*
A Casa Alvão foi fundada em 1901 por Domingos do Espírito Santo Alvão (1869-1946), à rua de Santa Catarina, na cidade do Porto. 
Antes de ter entrado, na viragem do século, para o já conhecido estabelecimento ao n.º 120 da rua de Santa Catarina que era propriedade de Leopoldo Cyrne - o Foto-Velo Clube - Alvão trabalhou para a Casa Biel (à rua do Bolhão) e passou breve período de estágio em Madrid. Alvão "habituou os portuenses às suas fotografias de artistas, senhoras e homens da sociedade que captava no Teatro Príncipe Real ou nos salões do burgo, expondo-as nas vitrinas da Tabacaria Africana, ao cimo da Rua de 31 de Janeiro".

*
O espólio da Casa Alvão, adquirido a Arnaldo Soares em 1981 pelo Instituto Português do Património Cultural (IPPC), ficou temporariamente depositado no Museu Nacional Soares dos Reis, antes de ser transferido para o  A.N.F. (1988). Com a extinção do Arquivo Nacional de Fotografia, foi transferido para o Arquivo de Fotografia do Porto, do Centro Português de Fotografia (1998), à altura situado no Palacete de Vilar d’ Allen. Em 2001 toda a documentação foi transferida para a sede definitiva do CPF. 
Centro Português de Fotografia é responsável por um total de 67 fundos e colecções. 

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...