domingo, 29 de maio de 2011

rua do Raio


Correio do Minho, 29 de Maio de 2011.
© Arquivo Aliança | Museu da Imagem | C. M. B.


José de Araújo, leitor do Correio do Minho, ligou-nos hoje de manhã para contar um pouco da história da fotografia que saiu hoje no jornal. José (8 de Maio de 1932) foi "nascido e criado na freguesia de S. Victor",  encontrando-se actualmente a residir em S. Lázaro com a esposa, Ana Carvalho de Almeida (filha do "Mica", David Peixoto, que foi jogador do Braga). O único filho, os dois netos e os três bisnetos vivem em França. José recorda-se das ruas de Braga, de como elas eram, como as palmas das suas mãos, da altura desta imagem, da sua infância. Esta imagem corresponde à rua da antiga creche de Braga, a rua do Raio...
Mais adiante, nas oficinas de S. José, ficava um campo de futebol, que foi daqui para os Peões. Por trás da creche ficava a Quinta do Peixoto.
Nesta altura a creche tinha alunos internos e externos, desde os mais pequeninos até ao terceiro ano. José frequentou a creche até  à 3.ª classe. Foi aluno da D. Arminda, professora angolana, que vestia sempre de preto, "como uma dama antiga". A 4.ª classe foi feita em  S. Lázaro, com o professor Guimarães. Fez o 6.º ano na Escola Industrial Carlos Amarante,  curso de marcenaria, o que lhe deu entrada na famosa oficina de Fânzeres. Depois, José fez altares para todo o país... Obrigada, José! © All rights reserved by Catarina Miranda Basso





Arcelino, fotógrafo bracarense

Arcelino Azevedo (1913-1972)

Logo depois de ter concluído a instrução primária, Arcelino começou a trabalhar na fotografia de Santos Lima, ao Largo Barão de São Martinho, onde terá aprendido os primeiros passos da arte que desenvolveu com grande mestria. 
Nos anos 30 passou para a Fotografia Pelicano, ao lado do Café A Brasileira, onde terá permanecido, segundo Luís Dias Costa, até 1965 - altura em que abriu a sua própria fotografia, perto dali, ao Largo de São Francisco.

O seu estúdio fotográfico, que funcionava, segundo dizem os locais, "à porta fechada", e só para os "importantes", foi continuado por José Veiga, seu empregado, ao qual se associou, após a sua morte,  Manuel Gonçalves.

Arcelino Augusto de Azevedo nasceu e faleceu em Braga (23 de Setembro de 1913 - 11 de Novembro de 1972), sendo conhecido como um dos grandes fotógrafos da cidade.
O seu espólio, pertencente à ASPA - Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural - encontra-se em depósito na fototeca do Museu Nogueira da Silva. 
O Museu da Imagem da cidade de Braga realizou já uma importante mostra do fotógrafo bracarense, da qual nasceu um catálogo da exposição intitulada Arcelino, retrato de uma cidade.


mais sobre o fotógrafo bracarense, aqui:
Arcelino e Isabel, século XX e século XXI
ASPA 

© All rights reserved by Catarina Miranda Basso 

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...