segunda-feira, 28 de maio de 2012

sagrado coração de jesus

sagrado coração de jesus by cochinilha
sagrado coração de jesus, a photo by cochinilha on Flickr.
"Num morro sobranceiro ao seminário (o chamado monte de S.tª Margarida, com entrada pela velha e pobre rua do Sardoal, situa-se a capela de N. S.ª de Guadalupe (a 200 m de altitude), excelente miradouro da cidade.
Em ponto mais alto ainda está, a norte, o miradouro do Depósito das Águas, de abastecimento do público da cidade. A água, elevada directamente da central do Cávado, por uma conduta de 300 mm (de 6 km de extensão) é aí arejada e aí distribuída.
O acesso é mais árduo, mas a vista é ampla e circular. Mas esta volta (insista-se) apenas convirá a quem tiver boas pernas e um certo espírito experimental. Ao visitante de hoje, tão fatigável, será antes aconselhável somente a visita do que é comodamente acessível. Pressupondo que o leitor é dos primeiros, que ele desça do pequeno santuário pela escadaria (encardida e banal) da rua de Guadalupe.
No fim desta, ao fundo, encontrará a trivial e pequena Praça de Mouzinho, com a forma de losango, tendo em volta algumas casas velhas e, ao centro, a estátua de D. Pedro V (reprodução em mármore, da estátua de Teixeira Lopes, Pai, existente no Porto)."  
Guia de Portugal (Entre Douro e Minho). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.
[primeira edição de 1965, com anotações de Santanna Dionísio]

miradouro do Campus Camões
© catarinawheelhouse

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...