sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Corridas do Minho



O número um da Ilustração Católica (5 jul. 1913) inaugura com uma série de imagens de acontecimentos da vida nacional, de recantos de Braga (S. João da Ponte e Bom Jesus) e de dois acontecimentos da vida bracarense: o Circuito do Minho e as festas de S. João. 
Das festas ao santo, publica-se a capela do precursor e um “aspecto das illuminações e ornamentações na avenida do Parque da Ponte”, imagens do fotógrafo Mira Neves.
Do Circuito do Minho, corrida de “automóveis, motocycletas e bicycletas” promovida pelo Jornal de Notícias, que aconteceu a 8 de maio de 1913, fotografou-se a passagem dos automobilistas e ciclistas desde a esquina da rua dos Chãos com a Praça da República. 
Carlos Fernandes foi o primeiro ciclista a ser apanhado pela máquina do “hábil amador bracarense” José Ernesto Esteves. Ficou em primeiro lugar na categoria dos Fortes. No grupo dos Fracos, Alberto Fernandes, de Avelãs de Caminho, obteve o primeiro prémio, tendo feito o circuito em quinze horas e oito minutos. O prémio “d’economia”, o que quer que isto queira dizer, foi para o primeiro automobilista a passar na rua dos Chãos: António Casal. Curiosamente, o primeiro prémio de velocidade foi atribuído a Cincinato da Costa, o segundo a passar na cidade.
Esta terá sido a segunda edição do Circuito do Minho, organizado apenas um mês e meio da primeira. Conta-se que a ideia para a realização do I Salão Automóvel (Porto, 1914) surgiu após a realização deste Circuito, no final do qual os veículos que nele participam foram expostos no Palácio de Cristal do Porto.

BASSO, Catarina Miranda - Corridas do Minho. 
http://cochinilha.blogspot.pt/2012/12/corridas-do-minho.html


[a cochinilha no Braga Semanário]


Circuito do Minho, José E. Esteves, 1913.




o tempo da imagem

o tempo da imagem by cochinilha











É já amanhã, sábado 29, às 22h30, que inaugura na Velha-a-Branca, uma improvável exposição de fotografia de arquivo, ao som da Velha & Louca, uma das comissárias da mostra!

Não preciso de dizer para aparecerem, pois não?



Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...