quarta-feira, 19 de outubro de 2011

portal português de arquivos

 


Em Portugal existe um portal electrónico que agrega todos os arquivos portugueses dependentes da Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ).
Esta maravilha tecnológica torna possível ao utilizador, através deste site, pesquisar nos arquivos que fazem parte da rede.
Exacto, podem realizar-se pesquisas apenas naqueles arquivos que tenham aderido à Rede Portuguesa de Arquivos (RPA): "a "comunidade" de arquivos assim criada oferece, a investigadores e cidadãos, pela simplicidade e rapidez da recuperação de informação dispersa por vários repositórios, benefícios que serão tanto maiores quanto maior o número de entidades aderentes".
Para além disso, é preciso que cada arquivo "carregue" os respectivos endereços electrónicos.

A DGARQ tutela dois arquivos de âmbito nacional - o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia - e dezasseis arquivos de âmbito regional, que se distribuem pelas áreas dos distritos e que são estes.


São excepção a esta regra, por razões históricas, dois arquivos que se encontram na dependência das Universidades de Coimbra e do Minho: o arquivo da Universidade de Coimbra e o Arquivo Distrital de Braga que partilha o mesmo espaço da Biblioteca Pública de Braga.


Para consulta pública estão também uma série de documentos importantes, como a 3.ª versão das Orientações para a Descrição Arquivística (ODA).
 

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...