quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

escripta à pressa

Arrayollos 27 de Julho de 1909
Minhas queridas manas
Em primeiro logár desejo que esta as vá encontrar de perfeita saúde; eu cá vou indo mal com os meus cálos. Mana Conceição tenho-te a dizer que a mana Joaquina deu à luz uma robusta menina. Mana cá recebi a tua carta na qual vi que disseste que a mãe tinha ido para Lisboa, inda bem, haver se mata as saudades. Mando-te dizer que me digas em que dia são os meus exames de 2.º grau porque cá dizem que é num dia que a professora não lhe parece que sejam, por isso vá se saber o dia certo, e assim que saibas manda-me dizer; eu tenho feito muitas despezas, o dinheiro que me mandaram já o gastei e não chegou, as professoras tem-me dado muita coisa que depois tenho que pagar, olha eu cá ofereci a nossa casa à professora mas ela disse que não, porque se for vae para casa da Albina que é uma amiga; que lá irá umas vezes por outras mas de todo não; porque parece mál à outra; agora a ver se me podes mandar dinheiro para o comboio porque a mana não mo pode dar. Saude até á vólta, não tenho mais vagar para mais, recebam beijos de todos e as minhas manas recebam desta muitos beijos e abraços que as deseja ver e abraçar. Em escrevendo a mãe manda muitas saudades que também desejo vêr e abraçar.
Desculpa de ir tão mál feita porque foi escripta à pressa.
Francisca
Recebam saudades da professora e da familia della
O menino da sr. Joaquina cada vez mais bonito

Mesmo não havendo vagar para mais e apesar das incorrecções, a distância que nos separa desta carta não deveria justificar a ausência de palavras inteiras nos meios de comunicação mais recentes. Para onde estamos a caminhar?
Falamos tanto e tão pouco...
[a cochinilha nos postais ilustrados]

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...