domingo, 17 de julho de 2011

Sociedade Harmonia Eborense

Com muita pena perdi a exposição A Colecção Fotográfica da Sociedade Harmonia Eborense”, que esteve patente no Museu de Évora de Janeiro a Março de 2011, mostra organizada pela Câmara Municipal de Évora e pela Sociedade Harmonia Eborense (SHE).
Em 2010 a Câmara Municipal de Évora e a SHE assinaram um acordo de depósito do acervo fotográfico daquela sociedade, no âmbito do qual a colecção foi inventariada, descrita, digitalizada e acondicionada no Arquivo Fotográfico Municipal.
Esta exposição pretendeu divulgar o espólio tratado e dar uma panorâmica geral do seu conteúdo: 339 espécimes (154 provas a preto e branco, 61 provas a cor e 124 provas de albumina coladas sobre cartão) que cobrem o período de finais do séc. XIX e os anos 80/90 do século XX. 


A colecção da SHE inclui provas de fotógrafos com actividade reconhecida em Évora, Lisboa e Porto, entre outras localidades, identificados pelas assinaturas e/ou carimbos dos seus estúdios fotográficos. Ricardo Santos, Cipriano Camarate, Eduardo Nogueira, Maria Eugénia Reya Campos, António Maria Serra, José Pedro Braga Passaporte, são alguns deles.

Composição alegórica acerca da peça Gato Vermelho, um dos grandes êxitos do Grupo Cénico da SHE. Ricardo Santos, 1903. 
 © Propriedade Sociedade Harmonia Eborense


A maioria das imagens diz respeito a eventos da vida social da SHE como bailes, festas, exposições, etc., encontrando-se também um grande número de retratos (sócios, dirigentes, artistas de teatro), bem como provas referentes a peças de teatro, cenários e grupos de mascarados.

As cópias digitais das provas fotográficas estão disponíveis ao público no Arquivo Fotográfico Municipal e também podem ser consultadas on-line, no sítio do Projecto Memória.

© All rights reserved by Cochinilha 

continental

O Hotel Continental, situado na vila do Gerês e fundado em 1883, funcionava no início do século de maio a outubro, período coincidente com a  época termal.

Nesta altura a vila era muito procurada, não só pela beleza do local, mas principalmente pelas famosas termas das Caldas do Gerês.

Na mesma rua ficava o atelier de Francisco Gomes Marques, a Photographia Nacional.
Dão-se alviçaras a quem tiver a fotografia que serviu de base a esta gravura publicada em 1905 no Notícias do Norte - diário da província do Minho :-)


© All rights reserved by Cochinilha 

 

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...