sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Francisco Soucasaux

O português Francisco Soucasaux terá tido um papel fulcral na história do postal ilustrado no Brasil, por ter sido pioneiro na divulgação de imagens fotográficas de Belo Horizonte por este meio.


Praça da República, postal editado por Francisco Soucasaux em 1902.

Segundo Anna Bartolomeu e o seu estudo sobre os Pioneiros da fotografia em Belo Horizonte: o Gabinete Fotográfico da Comissão Construtora da Nova Capital (1894-1897), Francisco Soucasaux revelou-se uma das personalidades mais notáveis dos primeiros anos da capital, um dos seus maiores entusiastas e propagandistas, tendo deixado a sua marca "na vida da cidade nos anos em que viveu ali e inúmeras realizações, seja como construtor, empresário, marceneiro, animador cultural e, também, como fotógrafo".

Soucasaux terá sido o responsável pela publicação da primeira série de postais de Belo Horizonte, editada em 1902 e impressa nas oficinas do Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, constituída por 25 postais.
Segundo a investigadora esta edição terá sido contudo "apenas um ensaio para o projeto mais ousado de Soucasaux - o Álbum do Estado de Minas". 
No preâmbulo da referida obra, e segundo estudo de Victor Pinho sobre o seu irmão Augusto Soucasaux, que, por disposição testamentária, foi imcumbido de publicar o dito Álbum, refere o mesmo: "As centenas de clichés que de 1894 a 1904 exibem, com um grande poderio de arte, as cenas mais íntimas, mais flagrantes, da construção de Belo Horizonte - documentos de um valor real para o futuro - jazem (é o termo) n'uns tristes invólucros, entregues ao bolor (!). Francisco foi, segundo autorizado dizer, "a história viva da cidade"".

Francisco Soucasaux nasceu em 1856, em Barcelos, onde faleceu em 1904, tendo passado a maior parte da sua vida no Brasil. 
Era irmão de Augusto Soucasaux e tio de Augusto Eurico Soucasaux, igualmente apaixonados pela fotografia.


Capela do Rosário, postal editado por Francisco Soucasaux em 1902.



______________________


Sobre Francisco Soucasaux, mais informações nas seguintes hiperligações:

Augusto Eurico Soucasaux



monograma de Eurico Soucasaux.

Augusto Eurico Soucasaux terá herdado de seu tio Francisco Soucasaux, bem como de seu pai, o gosto pela prática da arte fotográfica.
Eurico era filho de Augusto Soucasaux (1871-1962), "uma das personalidades mais ricas e marcantes da sociedade barcelense do século XX" (Victor Pinho), que foi, além de fotógrafo, também tipógrafo, jornalista, actor, político, ginasta e músico. 
Em 1927 Augusto Eurico Soucasaux tinha fotografia montada em Barcelos, tal como indica anúncio publicado no Diário do Minho, no qual publicita a sua especialidade em interiores, assim como a realização de esmaltes & ampliações, retratos & grupos e as fotografias para bilhete de identidade, que custavam então 5$00 a meia dúzia.
--> --> -->


anúncio de imprensa, 1927.
 
































































Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...