domingo, 20 de novembro de 2011

ponte nova ponte velha




Correio do Minho
, ano LXXVI, série VI, n.º 8399 (20 de Novembro 2011), p. 16.


O senhor Mário Ferreira da Graça, que viveu em Braga até aos 21 anos e desde há cinco anos atrás, hoje com 91 anos, teve a amabilidade de me ligar para falar desta imagem.

Contou que as duas pontes coexistiram não sabe durante quantos anos, mas que durante muito tempo uma, a nova (no plano superior), servia o eléctrico e quem se deslocava para Guimarães (direcção lado direito da imagem) e a outra, mais antiga, dava entrada para a festa do S. João e que ligava-se ao parque da Ponte. Se mais víssemos da fotografia, e percorressemos em direcção ao lado direito da imagem, veríamos a rua bifurcar-se: para a direita em direcção a Guimarães, e para a esquerda em direcção ao Bairro da Devesa. Entre as duas pontes havia um relvado onde as lavadeiras estendiam e punham a roupa a corar. As casinhas que se vêem à esquerda são do bairro das latinhas, da rua dos Galos (ou largo Senhor dos Aflitos) perto das quais nasceu depois o stand da Ford, hoje mega super chinês. Algures por ali ficava a rua Pai Amante.
Mário poderá ser um destes rapazes, que limpava o ranho às mangas da camisa, que andava descalço e vestia as roupas do pai ou dos irmãos mais velhos, e que andavam, apesar da miséria, felizes e contentes pela cidade.

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...