quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

roteiro oitocentista virtual


[roteiro da história da fotografia eborense]





Já há muito que somos fãs do Arquivo Fotográfico Municipal de Évora.
Agora que descobrimos este roteiro virtual, ainda mais...
Fica aqui o link, 


"A história da fotografia em Évora foi o pretexto para a realização de um ROTEIRO oitocentista virtual pelos principais locais a ela ligados.
Vários são os espaços, no centro histórico da cidade de Évora, que constituem marcas territoriais da introdução e desenvolvimento da prática fotográfica.
Vários são os locais que, discreta e anonimamente, encerram a memória de uma prática, ela própria, testemunho do pulsar de uma época.
É possível encontrar uma lógica de localização geográfica dos referidos locais: nos primeiros anos (1840-60) a sua escolha obedeceu à proximidade de estalagens/hospedarias onde os primeiros fotógrafos itinerantes se instalavam [...] posteriormente, com a abertura dos primeiros estúdios, alguns deles temporários, a sua situação passa a situar-se ou no principal eixo comercial da cidade [...] ou junto aos principais centros de sociabilidade [...].
Propõe-se, assim, a realização de um circuito que, partindo da Praça do Giraldo, terminará no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora, onde se poderá visitar um pequeno Núcleo Museológico e conhecer o trabalho de preservação fotográfica que aí é desenvolvido.
O circuito representará, paralelamente, uma oportunidade para apreciar zonas do centro histórico menos conhecidas [...]"


[sem sombra de dúvidas, mais uma iniciativa de excelência do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora]



Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...