sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

invencíveis!

Há anos que me intrigam as pequenas notícias que são publicadas nos jornais da primeira década do século XX acerca dos invencíveis. Intrigam, porque não se explica que grupo é este - apenas que fazem sessões de cinema, sauraus e etc - e porque gosto do nome. Invencíveis. Descobri hoje que a colectividade se chamou antes "grupo dramático beneficiente união". Ainda bem que mudaram de nome. O seu fim é mesmo o que tinha calculado, por outras palavras: "promover festas e attractivos que possam chamar ao nosso meio um certo numero de forasteiros concorrendo d'esta forma para o engrandecimento d'esta antiga e nobre cidade dos arcebispos". Os Invencíveis proporcionavam aos associados alguns passatempos na sua sede (local ainda desconhecido), como a leitura e jogos.

Em 1907 foram eles que promoveram o "cortejo nocturno" nas "festas joanninas", para o qual compraram "um esplendido carro triumphal". Mas os sócios estavam mesmo animados era com a realização do "cortejo luminoso, que deve produzir um effeito deslumbrante". E assim se abrilhantaram as festas ao São João.

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...