domingo, 2 de outubro de 2011

horto no correio

Correio do Minho, ano LXXVI, série VI, n.º 8350 (2 de Outubro de 2011), p. 18.

horto das carvalheiras


O horto municipal das Carvalheiras, que ficava situado onde se encontra hoje a escola primária da Sé, terá sido aberto ao público no início do mês de Maio de 1915.
Segundo a imprensa da época, apesar da economia do orçamento camarário, o horto seria “uma instalação que pode ver-se e que não envergonha a cidade. Todo o terreno foi convenientemente aproveitado para estacas e sementeiras, arvores fructiferas e muitas outras plantas dispostas simetricamente em grandes talhões. As duas estufas, uma das quaes de grandes dimensões, está cheia de plantas de estimação. É digna de ver-se a transformação por que passou o antigo passeio das Carvalheiras, onde existem também marcos miliarios e inscripções romanas em pedra, de subido valor archeologico”.
Encontramos esta mesma imagem do Arquivo Aliança num postal editado pelo Bazar Soares, do Porto, bem como outro plano mais alargado do horto, postal que foi editado pela Delegação da Sociedade Propaganda de Portugal.

Alguém se recorda deste horto e de quando foi desmontado?



horto municipal © arquivo aliança | museu da imagem, câmara municipal de Braga
Braga: horto municipal. Postal editado pelo Bazar Soares - Porto.
Braga: horto municipal. Postal editado pela Delegação da Sociedade de Propaganda de Portugal.


Campo das Carvalheiras, Braga.

domus da escola velha da Sé


© text's rights reserved by Catarina Miranda Basso
© as imagens do arquivo são propriedade do Museu da Imagem/ Câmara Municipal de Braga

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...