terça-feira, 13 de setembro de 2011

arquivos da memória: Tomar

© António da Silva Magalhães | Tomar Terra Templária


O Arquivo Fotográfico Silva Magalhães foi criado em 1996 pela Câmara Municipal de Tomar, a partir de um projecto de recuperação de António Ventura e Luís Pavão [Instituto Politécnico de Tomar].



A colecção que dá o nome ao arquivo chegou à Câmara por meio duma doação de José António de Magalhães Soares, neto de António da Silva Magalhães. Em 2004 foi já realizada uma exposição sobre este pioneiro da fotografia em Tomar.


igreja de S. João, Tomar
© António da Silva Magalhães | Tomar Terra Templária


O AFSM, inicialmente constituído pelo espólio do fotógrafo Silva Magalhães, tem vindo a incorporar outros acervos [António Passaporte], assegurando a sua preservação:

Uma das funções do arquivo é proteger e preservar o património fotográfico municipal. Têm chegado diversos espécimes em quantidades e procedências distintas. Ou se encontravam dispersos pelos serviços da Câmara – Animação Cultural, Biblioteca e Turismo – ou resultam de resgates – Cine-Teatro e Fábrica de Fiação – ou provêm de doações: a de 47 negativos em vidro de Azevedo Franco, oferecidos por José Paulo Alcobia, ou a de 618 fotografias dos finais do século XIX e século XX que pertenciam ao espólio documental de Eusébio Tamagnini.

O Arquivo Fotográfico Silva Magalhães está instalado no campus do Instituto Politécnico de Tomar, ao abrigo do Protocolo de Cooperação estabelecido entre esta instituição e a Câmara Municipal.


Arquivo Fotográfico Silva Magalhães
consultável mediante marcação

Instituto Politécnico de Tomar
Quinta do Contador
Estrada da Serra
2300-313 Tomar

249 328 100
arquivo_foto@ipt.pt

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...