sábado, 30 de março de 2013

a câmara como historiadora





useful public archive for future use







No final do século XIX e começo do XX, centenas de fotógrafos amadores ingleses procuraram gravar os vestígios do passado. 
O movimento, conhecido como photographic survey movement, tinha como intenção registar a história cultural e social do país para construir um arquivo público para uso futuro. 
Em The Camera as Historian, a antropóloga Elizabeth Edwards trabalha com um arquivo de cerca de 55000 fotografias tiradas por cerca de 1000 fotógrafos, a maioria dos quais até agora desconhecidos, que fazem parte deste movimento. Edwards aborda o photographic survey movement e as suas práticas sociais e materiais etnograficamente: considerando a forma como os fotógrafos amadores compreenderam o valor dos seus projectos, liga este movimento aos conceitos de lazer, de compreensão do local e do nacional, e à ascensão da fotografia popular. A sua análise da forma como os fotógrafos negociaram entre a objectividade científica e as respostas estéticas para o registo do passado levaram-na a argumentar que o photographic survey movement estava mais preocupado  com a criação de um arquivo para um futuro antecipado, ou com a criação de um futuro que compreendesse o seu passado, do que com a nostalgia de um passado imaginado. 
A antropóloga analisa a relação entre as narrativas locais, nacionais, a questão do estilo fotográfico (factual, pictórico e/ou pitoresco), a utilização de valores científicos, a ampla composição social dos fotógrafos, a comunhão de interesses e intenções entre as sociedades fotográficas e outras, como as folclóricas, a apresentação documental das fotografas e o acesso público das imagens. 
É o que dizem. 
Agora vamos ler a obra de Elizabeth Edwards, professora de História da Fotografia e directora do Photographic History Research Centre na Universdade Montfort, em Leicester. 

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...