sábado, 3 de novembro de 2012

fotógrafos, títeres e outros sonhadores


No início de 2010 a cidade de Évora teve a oportunidade de conhecer a história da sua cidade por intermédio dum projecto educativo pensado pelo Arquivo Fotográfico Municipal: um espectáculo de marionetas intitulado “Fotógrafos, Títeres e outros Sonhadores, Évora e a História da Fotografia”.



 

Jean Laurent e o seu carro-laboratório.
© António Carrapato
Breve resenha dos momentos e figuras ligadas aos primeiros anos da chegada da fotografia a Évora, o espectáculo teve por base algumas das figuras típicas dos Bonecos de Santo Aleixo às quais se juntaram alguns dos pioneiros da fotografia.
Ulisses d’Oliveira, um dos primeiros fotógrafos viajantes a fixar-se com regularidade em Évora, Jean Laurent, exemplo da passagem pela cidade dos grandes fotógrafos estrangeiros e Maria Eugénia Reya Campos - que se intitulava a "primeira mulher phographa portuguesa", entre outros.

A concepção do espectáculo inspirado na tradição dos títeres alentejanos (marionetas de pau e arame) foi da responsabilidade do Arquivo Fotográfico Municipal, juntamente com o marionetista Manuel Dias e o apoio da Estação Imagem e da Companhia de Actores dos Bonecos de Santo Aleixo.

Deste feliz "encontro" entre titeriteiros e daguerreotipistas, ambos profissionais ambulantes, ficou memória AQUI.


Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...