sábado, 22 de junho de 2013

no mapa







Não podia estar mais feliz por ver impresso o mapa Use-It Braga, por ter colaborado na sua realização (com uma equipa de luxo) e por vê-lo nas mãos do público, ontem, no seu lançamento, na capela do GNRation, a inaugurar um programa que promete. Ou melhor, até podia, mas isso são outras histórias que não interessam para o caso.
O que interessa mesmo é que se registe o passo que foi ontem dado, que se celebre a entrada de mais um mapa para a história da cartografia da cidade - que a recoloca no mapa - e que se diga que a lição de Miguel Bandeira foi a cereja no topo do bolo.
O geógrafo investigador e docente da Universidade do Minho abrilhantou a noite mostrando, para além de um pouco da história da cartografia da cidade de Braga (e suas principais urbi-visões), uma série de representações iconográficas da cidade (a partir do bilhete postal ilustrado).
Do que mais gostamos? Das linhas vermelhas que representam os cones de visão e que ilustram os pontos de vista utilizados pelo fotógrafo ou desenhador para fazer o registo gráfico das imagens (o ponto da tomada de vista). Tal como tudo, ou quase tudo na vida, é tudo uma questão de ponto de vista.

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...