quinta-feira, 7 de março de 2013

coisas do passado

Bellino, Albano - Archeologia Christã. Lisboa: Empreza da História de Portugal, 1900.

"todos os que se interessam a serio pelas cousas do passado affirmam, e com razão, que nem sempre o estudioso de gabinete lhes conquista o agrado em seus trabalhos historicos, não obstante serem estes por vezes considerados primorosos na fórma; por isso eu procuro proporcionar-lhes apreciaveis elementos de estudo, apresentando aqui numerosas photogravuras dos principaes monumentos de que me occupo e o resultado das minhas investigações que mais conexão têem com o assumpto".


A Arqueologia Cristã de Bellino tem como subtítulo descripção historica de todas as egrejas, capellas, oratorios, cruzeiros e outros monumentos de Braga e Guimarães. 
É ilustrada com 66 fotogravuras dos monumentos religiosos das duas cidades do Minho. Tal como refere o autor, para que se reconheça a utilidade deste trabalho histórico, único no genero, nada mais será mister que a sua leitura atenta: o livro oferece vantagens como guia de quem se proponha examinar de perto o que nos resta de passadas glorias. Para o ler, basta clicar aqui.

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...