sábado, 3 de março de 2012

a cidade de que mais gostamos

"Braga, a linda cidade da Senhora do Sameiro, da Falperra e do Bom Jesus, preguiçosamente situada na mais bela província portuguesa, o Minho, fecundo rincão onde a natureza, pródiga de paisagens verdejantes e águas cristalinas cantando suavemente por entre os milherais, a tocou de graça e formosura". José Valdez
mapa de Braga, Braun by cochinilha
 mapa de Braga, Braun, a photo by cochinilha on Flickr.

mapa (italiano mappa, do latim mappa, -ae, guardanapo, toalha, pano)
1. delineação convencional de uma qualquer extensão da superfície da Terra.
2. lista, relação.
3. quadro sinóptico.

cada um de nós tem dentro de si o mapa da cidade onde vive.
cada um de nós se orienta por um mapa mental que segue o traçado das ruas e das praças, dos caminhos que levam aos lugares de que mais gosta - dos cafés que conhecemos com os avós, do cinema onde vimos o primeiro filme, da pastelaria da esquina pela qual passamos vezes sem fim e onde provamos um dia uma iguaria inesquecível, daquele ponto de vista de onde se vê a montanha e o mar pelo qual nos apaixonamos à primeira vista.
cada um faz os seus percursos conforme a experiência que tem da cidade.
cada um de nós, para chegar ao mesmo sítio, percorre caminhos diferentes.
todos nós podemos imaginar a cidade de braga.
viver a cidade é imaginá-la como gostaríamos que fosse e descobri-la todos os dias como se a víssemos pela primeira vez. viver a cidade é partilhá-la com os outros.

(aceitam-se sugestões dos lugares que não vêm nos guias turísticos, daqueles onde gostamos de levar um amigo que vem de fora, a quem queremos mostrar a genuína cidade de braga)

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...