domingo, 26 de fevereiro de 2012

caminhar sobre a água

Este fim-de-semana os bracarenses que puderam acompanhar as iniciativas da CEJ 2012, em parceria com JovemCoop, tiveram a oportunidade de conhecer melhor a sua cidade.
Ontem foi dia de percorrer a via romana XVIII, hoje foi dia de caminhar até às Sete Fontes, monumento nacional desde 2011, e de visitar o seu interior.



Um projeto de educação ambiental que acaba necessariamente por consciencializar os caminhantes para a necessidade dos mesmos se manifestarem junto do município para que se impeça que outros interesses se sobreponham à conservação deste espaço mágico.



"Nesta extraordinária obra, encontramos não apenas uma funcionalidade destinada a melhorar as condições de vida da cidade, mas também uma significativa obra hidráulica, e um testemunho de arquitetura barroca que importa preservar como um todo, sem esquecer que esta estrutura só faz sentido se conservar a sua funcionalidade primeira e fundamento da sua existência - a água que corre no seu interior. Nesta medida, o sistema conhecido por Sete Fontes é mais do que um bem patrimonial; ele é, igualmente, um bem ambiental".


Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...