quinta-feira, 28 de abril de 2011

Capela de Santo António - procura-se informação

Capela de Santo António. Colecção Museu da Imagem/C.M.B

A capela de Santa Apolónia na igreja do Pópulo foi dedicada a Santo António. A confraria  veio para o Pópulo quando da demolição, cerca de 1950, do seu pequeno templo, na Praça do Município (antigo Campo de Touros), para dar lugar à rua Eça de Queiroz e arranjo do Jardim de Santa Bárbara.
in http://bragamonumental2.blogs.sapo.pt/24412.html

Segundo António José Mendes, a Capela de S. António foi reedificada em 1930, pelo Arcebispo D. Rodrigo da Cunha.Terá sido demolida duas vezes, dado que segundo A.J. Mendes as imagens mais antigas mostram um edifício diferente. A fotografia acima é da sua definitiva demolição, para a abertura da rua inicialmente chamada Justino Cruz, e actualmente Eça de Queirós. 

2 comentários:

António José disse...

De "Memorias de Braga, por Sena de Freitas, Tomo 2, Braga, 1890:
"CAPELLA DE SANTO ANTONIO
No anno de 1546, fez o Arcebispo D. Manuel de Sousa uma ermida de Nossa Senhora, dentro da horta-jardim do Paço dos Arcebispos. Mudou-se esta depois, para junto do Postigo de Santo Antonio; e pela imagem, que está por cima da porta da cidade em um nicho, ficou-se chamando ermida de Santo Antonio do Postigo, chamando-se hoje Santo Antonio do Campo dos Toiros.
Sendo Arcebispo de Braga D. Rodrigo da Cunha, mudou-se no anno de 1630, para o logar do campo onde hoje existe.
Fez-se-lhe uma nova torre no seculo XVIII.
Tem confraria; e no presbyterio, está uma campa que dá na vista."

wheelhouse disse...

Parabéns! Primeiro comentário "a sério" do blog! Obrigada!

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...