Com muita pena perdi a exposição “A Colecção Fotográfica da Sociedade Harmonia Eborense”, que esteve patente no Museu de Évora de Janeiro a Março de 2011, mostra organizada pela Câmara Municipal de Évora e pela Sociedade Harmonia Eborense (SHE).
Em 2010 a Câmara Municipal de Évora e a SHE assinaram um acordo de depósito do acervo fotográfico daquela sociedade, no âmbito do qual a colecção foi inventariada, descrita, digitalizada e acondicionada no Arquivo Fotográfico Municipal.
Esta exposição pretendeu divulgar o espólio tratado e dar uma panorâmica geral do seu conteúdo: 339 espécimes (154 provas a preto e branco, 61 provas a cor e 124 provas de albumina coladas sobre cartão) que cobrem o período de finais do séc. XIX e os anos 80/90 do século XX.
A colecção da SHE inclui provas de fotógrafos com actividade reconhecida em Évora, Lisboa e Porto, entre outras localidades, identificados pelas assinaturas e/ou carimbos dos seus estúdios fotográficos. Ricardo Santos, Cipriano Camarate, Eduardo Nogueira, Maria Eugénia Reya Campos, António Maria Serra, José Pedro Braga Passaporte, são alguns deles.
| Composição alegórica acerca da peça Gato Vermelho, um dos grandes êxitos do Grupo Cénico da SHE. Ricardo Santos, 1903. © Propriedade Sociedade Harmonia Eborense |
A maioria das imagens diz respeito a eventos da vida social da SHE como bailes, festas, exposições, etc., encontrando-se também um grande número de retratos (sócios, dirigentes, artistas de teatro), bem como provas referentes a peças de teatro, cenários e grupos de mascarados.
As cópias digitais das provas fotográficas estão disponíveis ao público no Arquivo Fotográfico Municipal e também podem ser consultadas on-line, no sítio do Projecto Memória.
© All rights reserved by Cochinilha

Comentários