segunda-feira, 12 de setembro de 2011

arquivos da memória: Évora

Retrato de menino participante em récita de Carnaval da SHE.
Inscrição no verso: "Anno de 1900, 4 anos de idade"
Ricardo Santos © Projecto Memória.
O arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Évora é importantíssimo, estimando-se que o acervo actual tenha cerca de 300 000 espécies.
É constituído por mais de 20 colecções, reunidas ao longo dos últimos 20 anos, e não para de crescer.
Estão entre os seus objectivos proteger o património fotográfico local; recolher a produção fotográfica contemporânea e histórica; divulgar e promover as suas colecções; disponibilizar à consulta pública essas colecções; gerir o actual acervo fotográfico da CME; promover exposições e eventos na área da fotografia; promover, apoiar e incentivar a realização de estudos na área da história da fotografia local.




Escusado será dizer que estes objectivos são comuns à maioria dos arquivos fotográficos portugueses, e que muito poucos os consegue cumprir.

Évora parece ser um caso à parte, a julgar, pelo menos, pelas exposições que são produzidas pelo Arquivo, e pela possibilidade do público poder consultar as cópias digitais das provas fotográficas no arquivo municipal e também on-line, no Projecto Memória.

Retrato de grupo. O autor, Francisco Manuel Fialho, é um fotógrafo amador de Vila Nova da Baronia.
Esta imagem figurou na Exposição de Fotografia "Bichos e Homens" (Outubro/ Novembro 2008).

Francisco Manuel Fialho
© Projecto Memória

Retrato de Palmira Torres, actriz que integrava o elenco do Teatro do Príncipe Real e que, em 1906, foi a actriz principal da peça A Severa de Júlio Dantas. Dedicatória da própria à SHE: "Ao distincto Grupo Dramatico da Sociedade Harmonia Eborense Palmira Torres". © Projecto Memória.


Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora
Rua Diogo Cão, n.º19
7000 Évora

266 777 114/5

cmevora.arquivofoto@mail.evora.net


© all rights reserved

Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...