quarta-feira, 7 de setembro de 2011

arquivos da memória: Figueira


Desde 2002 que o Arquivo Fotográfico Municipal  da Figueira da Foz (AFMFF) centraliza a memória fotográfica do município, e desde 2003 que tem um espaço próprio para a sua conservação e divulgação junto dos cidadãos, onde é possível consultar as imagens já tratadas e digitalizadas (de entre as cerca de 30.000 espécies que constituem o arquivo!). 
A  Colecção do AFMFF foi enriquecida em 2008 com a entrada do valioso espólio da Casa Havanesa, doação de Maria Helena Alves, que constitui o Fundo Casa Havanesa.


postal do espólio do maestro Jaime da Silva segundo José Carlos Rodrigues
A riqueza do fundo advém do facto deste não ser  constituído apenas pela produção fotográfica da Casa Havanesa - que iniciou a sua relação com a fotografia na década de 20 do século XX.

É que a Casa Havanesa tinha já adquirido o espólio fotográfico da Casa Pereira Monteiro, anterior à sua, que vinha do século XIX.
Resultado: dois espólios fotográficos de épocas e autores diferentes num só.

Assim se percebe que o Fundo Casa Havanesa seja "da maior importância em termos documentais, históricos e estéticos, tendo enriquecido de forma inequívoca a colecção do AFMFF. A temática é variada, sendo essencialmente figueirense; uma fonte de conhecimento e um capítulo da História da Fotografia na Figueira da Foz".


A Casa Havanesa - livraria, papelaria e tabacaria fundada em 1885 - ainda existe, e tem um blogue. No Museu Municipal Dr. Santos Rocha houve, em 2007, uma exposição da Havanesa,"indubitavelmente um dos grandes centros de sociabilidade figueirense".




Arquivo Fotográfico Municipal da Figueira da Foz
9h15 - 12h15
14h15 - 17h15

Rua Calouste Gulbenkian
3080-084 Figueira da Foz
 
233 402 844
arqfoto@cm-figfoz.pt
Regulamento do Arquivo Fotográfico Municipal

pormenor de postal da Casa Havanesa
© all rights reserved by freitas nunes

Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...