segunda-feira, 5 de setembro de 2011

arquivos da memória: Santarém


Em Santarém existe um Arquivo Fotográfico Municipal que é constituído, para além dos álbuns que registam as actividades desenvolvidas pelo município, por positivos e negativos de dois estúdios fotográficos escalabitanos - a Foto Sequeira e a Foto Gomes, que retratam a população da cidade entre as décadas de 10 e 90 do séc. XX.




Segundo a directora da Biblioteca Municipal, desde 2007 que o arquivo se encontra em fase de reorganização, preservação e identificação: a Foto Sequeira (XIX-1972) encontra-se a ser digitalizada, enquanto os negativos da Foto Gomes (1915-1995) foram na sua maioria congelados.

Teresa Lopes Moreira esteve à frente de uma ideia genial: de forma a preservar a memória das fotografias foi feita uma parceria com a Universidade da Terceira Idade de Santarém, de modo que, mensalmente, desde Janeiro de 2008, um grupo de voluntários se dirige à Biblioteca para identificar as imagens.


Faz agora um ano que decorreu na Biblioteca Municipal de Santarém uma exposição intitulada Fotografia em Santarém: Foto Sequeira e Foto Gomes. Com pena, não tivemos conhecimento da iniciativa, mas vamos tentar descobrir se foi publicado catálogo...


Arquivo Fotográfico / Biblioteca Municipal
directora: Dr.ª Luísa Cotrim
Segunda a Sexta das 9h30 às 18h30
Rua Braamcamp Freire,
2000-094 Santarém
243 330 240

Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...