sábado, 3 de setembro de 2011

Augusto Soucasaux


Segundo Victor Pinho, Augusto Soucasaux (1871-1962) era o segundo filho de Luís de Sousa Soucasaux e de Ana Joaquina. O apelido francês adveio do seu avô paterno, Diogo de Sousa, natural de Vilhery, Baiona.

Augusto Soucasaux casou com Maria Joaquina da Conceição, de cujo enlace nasceram cinco filhos: Augusta Maria, Mário, Joaquim, Augusto Eurico e José Soucasaux.


Fotografias de Francisco Soucasaux e montagem de Alberto Delpino.
SOUCASAUX, Augusto (Org.). Álbum de Minas. Rio de Janeiro: Tipografia e Litografia Léon de Rennes & C., 1905.
in Metamorfoses da metrópole. Revista do Arquivo Público Mineiro, ano XLIII, n.º 2  (Julho - Dezembro de 2007), p. 62.

-->

Em 1904 Augusto Soucasaux trocou Barcelos por Belo Horizente para cumprir a última vontade de seu irmão Francisco, que viera de viagem a Portugal, onde viria a falecer. 
Francisco Soucasaux  (1856-1904) teria começado cerca de um ano antes no Brasil a recolha de imagens fotográficas para uma publicação por ele idealizada, o Álbum de Minas.
Coube a Augusto terminar a ampla recolha fotográfica iniciada pelo irmão para completar e organizar o referido álbum, cujo primeiro fascículo fez sair em 1905 - uma “autêntica monografia ilustrada do estado de Minas Gerais", desde "o primeiro arraial, o Curral del Rey, com sua velha casaria e os seus antigos moradores, até que gradativamente, chegamos ao atual Belo Horizonte, servido por bondes elétricos,progressista e confortável (...) E a história de Belo Horizonte ressai e vibra inteira dessas fotografias".

 





publicações com fotografias realizadas por 
Augusto Soucasaux existentes na Biblioteca Nacional












Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...