sexta-feira, 23 de setembro de 2011

parada militar

Correio do Minho, 18 de Setembro de 2011.
© Arquivo Aliança | Museu da Imagem | C. M. B.


Apesar de não sabermos a que se deveu esta parada, sabemos, por intermédio de Luís Tarroso, que este edifício, situado na rua D. Afonso Henriques, corresponde ao actual Seminário Conciliar de Braga. Obrigada Luís!

Mais sugestões acerca da data e circunstâncias da imagem?

2 comentários:

VETERANO disse...

Acredite que lamento não poder ser muito útil com quaisquer comentários acerca desta fotografia.
Penso tratar-se de uma qualquer cerimónia relacionada com a vida da Unidade, aí pelos idos de 1920/30, isto a avaliar pelo equipamento usado pela tropa.
Permito-me sugerir o contacto com a Liga dos Combatentes do Porto - eventualmente através do Núcleo de Braga - que é possuidora de notável espólio da época.
Desejo-lhe os maiores êxitos neste seu trabalho, a todos os títulos digno de encómios.

JCCasulo disse...

Trata-se, de facto, do interior do seminário de S. Pedro e S. Paulo, com entrada pela Rua Afonso Henriques. Os soldados usam grevas e espingarda com baioneta, o que nos dá 2 informações preciosas: são de Infantaria; a foto situa-se algures entre os anos 20 e os anos 40 (no máximo)
Infantaria, sediada no edifício referido, entre os anos 20 e 40 do século passado, levam à conclusão de estarmos perante a foto de uma formatura do Regimento de Infantaria 29, então aquartelado em Braga. havia também, nessa altura, um outro regimento de infantaria em Braga (o célebre RI8, que aqui se manteve até fins dos anos 70), mas este estava aquartelado no Convento do Pópulo e não no Seminário.

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...