quinta-feira, 22 de setembro de 2011

salvem

Sete Fontes, Agosto 2011.

A esta hora ainda estará a ter lugar na Câmara de Braga a reunião em que se analisa o plano de pormenor para as Sete Fontes  (entre outros assuntos de importância para o património).

O lugar que se designa por Sete Fontes corresponde a uma extensa área que abrange as freguesias de Gualtar e de S. Victor, por onde passa um importante “sistema de abastecimento de águas à cidade de Braga do século XVIII".

As Sete Fontes foram classificadas como monumento nacional em 25 de maio, e foi  igualmente fixada uma zona especial de protecção, com destaque para «a protecção do vale em que se localiza o sistema e as colinas com relação paisagística directa», a 7 de junho.

É preciso dizer que esta vitória em muito se deve à iniciativa de alguns cidadãos bracarenses, como se pode perceber através da leitura deste blogue e deste.

Ouvimos dizer que no início do mês tinham começado o abate de carvalhos de grande porte, iniciativa que era suposto ter sido embargada pela Câmara de Braga. Parece que o espaço está desfigurado.

Oxalá hoje seja um dia positivo para a história da cidade.


bolotas de carvalho, Sete Fontes, Agosto de 2011.
 

Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...